Moda e além da moda | Mata Ciliar | MuMo

As matas ciliares são florestas que ficam às margens de rios e nascentes de água. São fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para os cursos d’água, reduzindo a erosão que causa o assoreamento dos rios, lagos e represas. Além de manter a quantidade e qualidade da água que chega até as represas de abastecimento.

Além disso, elas formam corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade. Fornecem alimento e abrigo para animais silvestres e formam barreiras naturais contra pragas e doenças da agricultura. Durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.


“Rio Guaraú - Estação Ecológica Juréia Itatins. Foto por Renato Augusto Martins.”

Um grande problema é desmatamento realizado para as práticas da agricultura e pecuária, além do crescimento urbano desordenado e ilegal. Muitas construções são feitas nas margens de cursos d´água, gerando poluição por esgoto doméstico.

Por isso, tão importante quanto preservar é recuperar as matas ciliares. A nossa proposta é simples, mas efetiva: a cada peça vendida, iremos adotar os cuidados do plantio de uma muda de árvore nativa, por 12 meses em áreas de recuperação de nascentes.